Inadimplência FIES: O que acontece se não pagar o financiamento

O Fies é um programa de financiamento que auxilia jovens de média e baixa renda a começarem a sua graduação. Assim como todos os programas, o Fies depende de um regulamento para funcionar. Quando deixa de cumprir com esse regulamento, passando a dever ao Fies, por exemplo, o estudante fica sujeito a algumas consequências. Veja a seguir o que pode acontecer se você não pagar o financiamento:

O Fies é um dos programas mais utilizados pelos estudantes, por proporcionar financiamento estudantil com os juros mais baixos do mercado.

Para os estudantes que não podem custear uma formação, a proposta é uma grande oportunidade, ofertando cursos de mestrado, graduação, pós-graduação, entre outros.

Para conseguir uma bolsa é necessário antes cumprir com os requisitos do Fies. O primeiro deles está relacionado com a participação do estudante no Exame Nacional do Ensino Médio. O mesmo deve alcançar 450 pontos no Enem e não zerar a redação.

Além disso, para conseguir uma bolsa parcial ou integral, o candidato precisa ter a renda familiar equivalente a cada categoria estabelecida.

Os estudantes interessados em começar a estudar através do FIES 2020, devem saber que existem exigências para se manter no programa. Afinal, o não cumprimento do que foi acordado pode render uma baita dor de cabeça!

Juros

Vamos começar falando da consequência mais branda e evidente, a cobrança de juros . Assim como em qualquer compromisso, quando deixamos de cumprir com m pagamento há o acréscimo de juros.

Como mencionado, o Fies tem os juros mais baixos do mercado para o financiamento, mas para quem possui uma pendência com o programa, o acréscimo é aplicado sem exceção.

Perda da bolsa

Na verdade, a perda da bolsa pode acontecer quando o estudante está devendo os pagamentos exigidos durante a formação e não depois. No caso, quando não efetua os pagamentos trimestrais exigidos pelo programa.

Material de Estudos?

? Comparamos e Encontramos os Melhores Preços

São mais de 3 mil apostilas e cursos preparatórios para concursos.

➜ Saiba Mais Agora

E não é só quem possui pendência que pode perder a bolsa, como quem está irregular com o progrrama. Um bom exemplo, é a necessidade de realizar o aditamento FIES 2020.

Nome sujo

Mesmo possuindo condições exclusivas, o Fies ainda é um programa de financiamento e por isso, todo o acordo será firmado em contrato oficial.

Isto quer dizer que o beneficiário tem a obrigação de cumprir com as  cláusulas assinadas. Deixando de pagar ao Fies, o estudante fica sujeito a entrar na lista de devedores, sendo estes o SPC, o SERASA, entre outros órgãos do gênero.