O valor do Bolsa Família vai aumentar? Entenda

O programa Bolsa Família ajuda jovens e adultos de baixa renda a complementar suas necessidades básicas. O auxílio financeiro é mensal e apenas ajuda a quem realmente precisa complementar a sua renda ou esta é a única forma de renda. Para entender melhor sobre ajustes e se o Bolsa Família vai aumentar saiba mais a seguir.



Como funciona o Bolsa Família

O Bolsa Família é um programa do Governo Federal em funcionamento em todo o país. Ele ajuda com pagamentos mensais para custear serviços básicos. Alimentação é o foco do projeto uma vez que medicamentos e atendimentos médicos são providos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). 

O pagamento da bolsa é realizado para quem tiver o cadastro aprovado no programa. Para isso acontecer é preciso cumprir os pré requisitos. O mais importante é ser baixa renda, isso significa ter uma renda mensal familiar de até meio salário mínimo. Tais pessoas são consideradas em situação de risco e devem receber essa ajuda financeira. Os desempregados podem ser amparados pelo programa também. 

No cadastro devem constar os dados tanto de comprovante de renda como de endereço. Os dados são verificados e caso não estejam em conformidade com as regras do programa ele não será aprovado e os pagamentos não são liberados. 


Como é o saque do Bolsa Família

O saque do Bolsa Família é realizado em lotéricas e agências da Caixa Econômica Federal. O saque é feito com seu cartão de saque da agência fornecido pelo programa. Caso o perca é só se dirigir a uma agência da Caixa e solicitar uma segunda vida gratuitamente. Quantas vias forem preciso podem ser solicitadas sem a necessidade de um pagamento extra mas só funciona uma por vez. 

Os saques devem ser feitos mensalmente. Caso haja um intervalo de até dois meses sem saques o pagamento será suspenso e o valor volta para o programa. O Governo entende que se não há saque é porque não está havendo a necessidade real do uso do valor e ele não pode ser acumulado.

A renovação do auxílio deve ser feito automaticamente voltando aos pontos de atendimento a cada dois anos. Durante este período é verificado o status do beneficiário e se há mudanças. Se está trabalhando ou sendo dependente de alguém ele deve então não sacar o valor e esperar que o dinheiro vai voltar para a sua fonte. Caso saque poderá ser multado e obrigado a pagar todo o dinheiro sem necessidade.


Material de Estudos?

? Comparamos e Encontramos os Melhores Preços

São mais de 3 mil apostilas e cursos preparatórios para concursos.

➜ Saiba Mais Agora

Aumento do Bolsa Família

Todos os anos o valor do Bolsa Família sofre um reajuste. Nem sempre é um valor significante a ponto de chamar a atenção da mídia mas sempre há ajustes na bolsa. 

Sempre que há um aumento do salário mínimo vigente a bolsa recebe também um novo ajuste. Com a previsão salário mínimo 2019 recebendo aumento todos os beneficiários devem receber um pouco a mais também. 

Outro fator a ser levado em consideração para o aumento do Bolsa Família é a inflação. Para não desvalorizar o poder de pagamento no supermercado e de outras necessidades básicas do cidadão é preciso

 

Conteúdo Relacionado