Quais as 10 melhores universidades públicas do Brasil

Cada estado do Brasil é composto por, pelo menos, uma universidade pública. Essas instituições são líderes em educação e algumas delas se destacam ainda mais por seu campo de pesquisa e crescimento tecnológico. Antes de saber onde estudar, confira a seguir a lista das 10 melhores universidades públicas o país. Continue lendo e saiba quais são:


1. Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

A Universidade Estadual de Campinas é bastante tradicional, sendo uma das poucas que não aderiu ao modo de ingresso do Exame Nacional do Ensino Médio. Os estudantes interessados precisam se inscrever no vestibular UNICAMP 2020 e serem aprovados nas duas fases existentes.


2. Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

O Rio de Janeiro se destaque de outros estados porque muitas de suas universidades são referência no campo da pesquisa. E isto não é diferente para a UERJ. Sendo uma das poucas instituições públicas que não aderiram ao Enem, a universidade irá selecionar os estudantes a partir da inscrição UERJ 2020.


3. Universidade de São Paulo (USP)

Outra instituição do estado de São Paulo que precisa ser mencionada no ranking é a Universidade de São Paulo, que possui excelência em quase todos os aspectos da educação.


4. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Material de Estudos?

? Comparamos e Encontramos os Melhores Preços

São mais de 3 mil apostilas e cursos preparatórios para concursos.

➜ Saiba Mais Agora

O Rio Grande do Sul também está muio bem representado por sua universidade federal. A UFRGS está situada em Campo Alegre e é conhecida por ter um excelente hospital universitário funcionando.


5. Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Para quem reside ou pretende se mudar para Minas Gerais, vale a pena tentar ingressar na Universidade Federal de Minas Gerais. Sendo berço de formação de famosos presidentes, a instituição é conhecida por ser bastante tradicional.


6. Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Outra universidade do Rio de Janeiro que é bastante concorrida pelos estudantes por sua excelência em qualidade de ensino é a Universidade Federal do Rio de Janeiro.


7. Universidade Federal do ABC (UFABC)

Vale a pena conhecer também a UFABC, famosa por promover a área da pesquisa para todos os níveis de ensino. Apesar de ser uma instituição relativamente nova se comparada a outras, a universidade é bastante concorrida.


8. Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

Para quem tem foco nas áreas de biológicas e exatas, deve apostar na instituição de ensino UNIFESP. Vale mencionar que a universidade é reconhecida internacionalmente como uma das melhores da América Latina.


9. Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Sediada em Florianópolis, a Universidade Federal de Santa Catarina possui um dos hospitais universitários de maior qualidade no país inteiro, e por isso, os cursos de saúde são bastante visados.


10. Universidade Federal de Lavras (UFLA)

A Universidade Federal de Lavras é outra instituição mineira do ensino superior que merece destaque. A qualidade de ensino vai desde os cursos presenciais até os cursos EAD.